terça-feira, 27 de novembro de 2007

Caminhada em Montejunto

Começo hoje aqui uma publicação de actividades de exploração da natureza. É verdade que já poderia ter colocado muitas mais, mas infelizmente o tempo disponível para isto é pouco, sendo assim recomendo que consultem o blog do amigo David, que apesar de não dispor de muito tempo, tem pelo menos alguma paciência para publicar algumas actividades para as quais o consigo arrastar. A actividade que segue foi mais uma caminhada do clube do mato realizada na serra de Montejunto no passado dia 25 de Novembro. Foi numa manha algo fria mas bastante agradável que cerca de 30 caminheiros se propuseram a percorrer cerca de 8 km de percurso bastante acidentado, mas que nos proporcionou a observação de paisagens verdadeiramente espectaculares. De salientar também o agradável espaço onde decorreu o almoço que se realizou após a caminhada na Quinta do Crasto, um local bastante aprazível e onde se realizam habitualmente vários convívios. De seguida podem ver algumas das fotos da caminhada!


De Salientar que o amigo David nesta actividade não participou por motivos de força maior, infelizmente para ele pois perdeu em minha opinião a melhor caminhada deste ano do Clube do Mato.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Visita de Estudo - Serra da Estrela

Nos passados dias 19 e 20 de Novembro acompanhei os alunos da minha escola numa visita de estudo á Serra da Estrela. Esta Visita tinha como objectivos dar a conhecer um pouco mais do património histórico e ambiental do nosso país. Começamos por efectuar uma visita ao ponto mais alto de Portugal continental, que infelizmente e devido ao temporal que estava não deu para apreciar a beleza paisagística do lugar. Tempo somente para entrar no centro comercial, efectuar umas compras e voltar rápido ao autocarro pois, a ventania e o nevoeiro não aconselhavam grandes passeios. De seguida e depois de efectuarmos o check in no "hotel", sim porque apesar de não ser hotel, as condições que nos foram oferecidas no seminário do verbo divino de Tortosendo são de um verdadeiro hotel, seguimos viagem em direcção a Belmonte para tentarmos conhecer melhor esta bela vila Beirã. Infelizmente o S. Pedro não estava do nosso lado e abateu-se uma chuvada enorme que só nos possibilitou uma pequena visita á parte exterior do castelo e obrigou-nos a regressar rapidamente ao autocarro. À noite e depois da refeição efectuamos um agradável convívio entre os alunos das duas Escolas participante nesta visita ( Pombais e Ramada).
No dia Seguinte o tempo colaborou mais connosco e foi muito agradável visitar a bela aldeia de Sortelha. Aconselho vivamente a quem o puder fazer que o faça pois por vezes saímos do nosso país em busca de coisas que por vezes são bastante inferiores às belezas que cá temos. Por ultimo tivemos a oportunidade de visitar o museu do Pão, que é realmente também muito interessante. De seguida podem ver as imagens desta visita.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Selecção Distrital de Andebol de Santarém

Depois da reunião de direcção efectuada na passada quarta feira, ficou delineado o plano de trabalhos da selecção no futuro próximo. Assim a juntar aos treinos anteriormente planeados, ficou definido que no estágio a efectuar pela selecção irá estar presente o seleccionador nacional de Iniciados Masculinos o senhor Draguslav Punosevac, que juntamente comigo irá ministrar as sessões de treino aos atletas. Esta é uma óptima oportunidade para todos os técnicos regionais , que assim poderão ter acesso in loco ao trabalho desenvolvido ao nível da selecção, assim como também ficar a par das exigências efectuadas ao nível nacional para os atletas deste escalão. Esta situação vem corresponder a uma exigência minha, em função daquilo que tinha sido transmitido pelos seleccionadores nacionais na reunião efectuada com todos os treinadores das selecções distritais. Assim será mais fácil transmitir as ideias que provêem da estrutura que comanda o andebol nacional e será também uma boa oportunidade para que os amantes da modalidade tenham contacto com as pessoas responsáveis pelo andebol nacional numa situação prática. Desde me encontro à disposição de quem queira partilhar ideias sobre o andebol nacional e não ... Alíás se alguem quiser consultar as planificações dos treinos efectuados pela selecção sobre o meu comando até esta altura eu estou na disposição de as ceder.

Desabafo II

"Com tempo e paciência, as folhas de amoreira transformam-se em vestidos de seda" Foi a frase que me dedicaram ultimamente, mas será que sempre assim acontece? Eu cá continuo a acreditar que sim e na quarta feira foi um excelente dia para voltar a acreditar que é assim. Pena tenho de "as folhas de amoreira" demorarem tanto tempo a se transformarem... Mas acredito que vale a pena lutar, como dizia o escritor "Luta por aquilo em que acreditas e segue o teu coração..." Às vezes a nostalgia e a depressão invadem-nos e quem melhor que os amigos para nos ajudar a reencontrar o nosso rumo e a segui-lo novamente? Por isso a todos os meus amigos um muito obrigado e um grande pedido de desculpas por não vos poder retribuir tudo aquilo que me oferecem. Acreditem que faço os possíveis, mas sinto que não chega. No entanto como também alguém dizia "os verdadeiros amigos são como as estrelas, nem sempre os vês mas eles estão sempre lá" e assim acontece comigo em relação a todos vós!

domingo, 4 de novembro de 2007

Reflexão

Desabafo
Será que vale a pena... à vezes pergunto-me porque será que as coisas comigo nunca resultam. Sempre ouço dizer que se deve sempre levantar a cabeça e voltar a insistir, nunca desistir de lutar por aquilo em que se acredita, mas porque será que as coisas comigo tendem sempre a sair de forma diferente. este desabafo tem a ver comigo, eu bem sei que não tenho o dom da escrita para poder exprimir aquilo que sinto mas, espero que quem leia estas palavras possa perceber aquilo que quero transmitir. Poderei estar a ser um pouco ingrato, pois eu sei porque afinal pessoas com problemas bem maiores que os meus, mas porque será que quando dou a volta por cima das coisas estas tendem a dar-me a volta outra vez. E para quem não me conhece olhem que eu sou uma pessoa deveras paciente e é preciso realmente muita coisa pa me deitar abaixo, mas ultimamente parece que cada vez que tento reencontrar algo que me dê motivação para continuar as coisas tornam a voltar a não dar certo...

Selecção Distrital de Andebol de Santarém

Selecção do Algarve 31 - Selecção de Santarém 32
Pois é no fim de muito stress e afinal sem necessidade nenhuma acabou por correr bem, mais uma jornada do torneio de selecções de andebol.
A minha equipa acabou por ganhar por um golo de diferença, mas o resultado podia ter sido outro bem diferente caso tivéssemos marcado alguns dos 27!!! remates que falhamos aos seis metros. Desta forma acabamos, como se costuma dizer com o credo na boca e sem necessidade nenhuma. Não quero de qualquer forma sacudir a agua do capote, mas esta vitória deve ser repartida pelos técnicos distritais, tal como também os erros que os atletas apresentaram aqui também devem ser assumidos pelos mesmos técnicos. E estes erros contra equipas mais fortes de certeza que irão fazer diferença. Quero com isto dizer que os atletas não podem apresentar tanta falha na concretização assim como também na condição física e no trabalho de técnica individual, escrevo estas palavras para que os técnicos que as lêem não as levarem como um ataque pessoal, mas sim como indicações de trabalho, para que possamos melhorar o nível de andebol do nosso distrito. Afinal todos queremos o mesmo, ou seja a melhoria dos resultados das nossas equipas. Agora iremos ter uma paragem nos jogos, paragem esta que servirá também para ao nível da selecção podermos trabalhar melhor. Mas gostaria de voltar a referir que o trabalho aqui é so o reflexo do trabalho dos clubes e que se estes não melhorarem dificilmente poderemos nós melhorar também. Assim daqui lanço um apelo aos técnicos, que trabalhem em maoir e melhor quantidade os aspectos que atrás referi. Estou também à disposição de todos para ajudar no que for necessário e que esteja ao meu alcance, para que de uma vez por todas possamos todos remar no mesmo sentido e atingir os nossos objectivos.